terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Migración haitiana a Brasil: Redes migratorias y espacio social transnacional

                                  Volver
      
       Por que os cidadãos do Haiti estão migrando para o Brasil?, Quais são as características da migração haitiana?, Essa migração vai parar em algum momento?, A migração haitiana irá se expandir para outros países da América do Sul? Estas são algumas das perguntas que estão sendo feitas sobre a migração haitiana. Esta pesquisa tenta responder a essas perguntas. A abordagem utilizada neste trabalho entende migração como um fato histórico que transcende os eventos específicos. Esta abordagem permite compreender melhor a migração haitiana atual, colocando-o em um contexto mais amplo no tempo e no espaço. Esta abordagem permite compreender o tecido espaço social migração haitiana transnacional.


Fonte:http://www.clacso.org.ar/libreria-latinoamericana/libro_detalle.php?orden=nro_orden&id_libro=921&pageNum_rs_libros=0&totalRows_rs_libros=898&orden=nro_orden

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Atlas da política externa brasileira

                               Volver
Atlas da política externa brasileira
Carlos R. S. Milani. Enara Echart Muñoz. Rubens de S. Duarte. Magno Klein. [Autores] 


         Por suas dimensões continentais o Brasil tende a ser um país mais voltado para dentro. Em vista da grande extensão territorial, o país apresenta uma relevante diversidade entre suas regiões, o que torna o estudo das diferenças regionais em variadas dimensões um atrativo objeto de estudo de um país que é um mundo em si mesmo. O Atlas da Política Externa Brasileira retira o Brasil de si e o projeta no mundo em um duplo sentido. Em primeiro lugar, pela escolha da cartografia temática como a linguagem para representar graficamente as dimensões quantitativas e qualitativas de uma miríade impressionante de dados, tendo como parâmetro representações imagéticas dos mesmos indicadores em diversos outros territórios nacionais. Pela centralidade conferida ao espaço territorial, a cartografia temática praticamente obriga ao uso da perspectiva comparada. Ademais, a escolha de uma projeção cartográfica específica, colocando o país no centro do globo, nos recorda que todas as projeções cartográficas são arbitrárias e refletem as preferências subjetivas de cada pesquisador. Em perspectiva com outras realidades nacionais, o Atlas situa o Brasil no centro do planeta, mas relativiza nossas alegadas especificidades nacionais, equívoco de se tomar o caso brasileiro como único.
Baixar -> Atlas da Politica Externa Brasileira

fonte:http://www.clacso.org.ar/libreria-latinoamericana/buscar_libro_detalle.php?campo=titulo&texto=atlas&id_libro=927

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

IBGE lança Mapa Político do Brasil




O IBGE lança hoje, 18 de dezembro de 2014, em versão impressa e digital, o Mapa Político do Brasil na escala 1:2.500.000 (1cm=25km), que consiste em uma representação cartográfica de todo o território brasileiro, informando a distribuição espacial das capitais e cidades, com destaque para as de maior população. Esse mapa é utilizado como referência em projetos geocientíficos, fornecendo suporte aos tomadores de decisão para o macroplanejamento do país e para geração de diversos mapas em escalas menores.

O Mapa Político do Brasil 1:2.500.000, devido a sua ampla dimensão (1.800mmX2.260mm), é disponibilizado nas suas versões, impressa e digital, dividido em 4 quadrantes, a fim de possibilitar sua impressão e manuseio. O produto, completo e por quadrantes, no formato PDF poder ser baixado através do linkftp://geoftp.ibge.gov.br/mapas_tematicos/mapas_murais/Brasil2500_2014/.

As cartas imagem proporcionam uma visão atualizada do território, compatível com os requisitos de representação da escala, e apresentam a denominação dos elementos geográficos de maior relevância. Devido à característica simplificada desse produto, a sociedade pode dispor das informações de forma mais rápida do que em relação à produção de uma folha topográfica completa.

Elaborado a partir da Base Cartográfica Contínua do Brasil na escala de 1:1.000.000 (1cm=10km), o mapa é composto por limites estaduais e internacionais, feições hidrográficas, pontos extremos, sistema de transporte, vegetação, energia e comunicações. A edição de 2014 traz a atualização da distribuição territorial brasileira, correspondente aos 5.570 municípios do Brasil. A versão do Mapa Político do Brasil divulgada hoje pelo IBGE retrata a situação populacional com base no Censo Demográfico de 2010.

Desde 1940, o IBGE produz o Mapa Político do Brasil. Nessa edição, retratamos a evolução da divisão territorial do Brasil até hoje.


fonte: http://saladeimprensa.ibge.gov.br/noticias?view=noticia&id=1&busca=1&idnoticia=2797